Apresentação | Edição 2023

Uma edição com vista para o mar.

E num mergulho, atravessamos a passagem de ano e chegamos a 2023, o ano em que a sétima edição do IndieJúnior Porto acostará em vários espaços da cidade do Porto. Depois de seis edições cheias de histórias, cores e descobertas, cruzamos o oceano a caminho de uma nova edição, com surpresas e curiosidades.

O Mar é o tema central desta 7ª edição de um festival para encher as salas do Porto de miúdos e graúdos, com o que de mais especial existe no cinema do mundo. Entre os dias 23 e 29 de Janeiro, numa mudança para o recentemente inaugurado, o Batalha Centro de Cinema, voltamos a propor uma vasta programação de filmes, oficinas e outras atividades destinadas a crianças, jovens e famílias, numa parceria com o projeto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e com o apoio do programa EEAGrants 2020- 2024. Nesta edição, convidamos os espectadores a navegarem na descoberta de dez curtas metragens em cópias restauradas e digitalizadas, realizadas entre 1913 e 1956, onde se explora a região do Porto e da sua zona costeira.

É um projeto que começou antes do festival, criando pontes entre o arquivo e a produção contemporânea, com formações para professores entre Outubro e Janeiro, em colaboração com o Plano Nacional das Artes; uma atividade educativa com a participação dos alunos do 11ºA da escola Escola Secundária Inês de Castro, de Vila Nova de Gaia, chamada EuMAR, que incluiu uma visita ao laboratório do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, onde foram recuperados os filmes que integram a programação.

Ao longo do festival, os alunos participantes integrarão oficinas e sessões especiais em locais como museus e galerias, onde os filmes são colocados em diálogo com outras artes e ciências, e, no último dia de festival, realizamos o Filme Concerto – Marés, com a participação de Ilda Teresa de Castro e Vítor Rua do duo de música Telectu, mas que aqui irão surgir com o seu recente projeto The Banksy’s. Momento alto de uma edição que tem tudo para ser inesquecível.

A viagem continua pelos mares nórdicos, com um Foco: Noruega, um dos países doadores do programa EEAGrants, para mostrar o que, de mais interessante, se faz no cinema norueguês contemporâneo.

Na secção O Meu Primeiro Filme, o dj e personalidade digital Peter Castro, convida-nos a flutuar pela sua infância e as memórias do filme Marie Antoinette, que tanto o marcou. A experiência de ver um filme vai permitir aos bebés gravar as primeiras memórias da experiência cinematográfica no programa Cinema de Colo. Vai ser permitido comer no Cinema à Mesa, que decorrerá no nosso parceiro Maus Hábitos, uma das muitas parcerias renovadas, e haverá ainda um Filme-Debate, na Casa Comum, sobre como podem os processos criativos ajudar no processo de luto. As diversas oficinas, pensadas para várias idades, vão permitir que os miúdos se atrevam a nadar nesse oceano de emoções que é o cinema.

Chegamos a esta edição com filmes recentes que incluem cerca de 50 curtas metragens entre ficção, documentário e animação, escolhidos, como nos anos anteriores, por uma equipa de jovens programadores entre os 6 e os 18 anos, de quatro escolas da área metropolitana do Porto: Escola Básica Nossa Senhora de Campanhã, Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, Escola Básica Dr. Costa Matos, Escola Secundária de Fontes Pereira de Melo e Escola Secundária da Boa Nova. Esta iniciativa, a que demos o nome Eu Programo um Festival de Cinema, é organizada em parceria com o Plano Nacional das Artes.

Para além do júri oficial, contamos também com uma novidade: um júri que junta investigadores da Universidade do Porto a alunos do ensino secundário que, juntos, irão atribuir o Prémio Impacto Universidade do Porto.

Há mais novidades que não cabem nesta página, e por isso, o IndieJúnior Porto espera-vos, para uma sessão Warm-up na Casa Comum, na reitoria da Universidade do Porto, a 14 de Janeiro. Vai ser o aquecimento ideal para sete dias de cinema, oficinas, conversas e muitas atividades para famílias e escolas.

De 23 a 29 de janeiro, o encontro está marcado no Batalha Centro de Cinema, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Casa das Artes, Coliseu Porto Ageas, Maus Hábitos e Reitoria da Universidade do Porto.

Mergulhamos juntos?

IndieJúnior Porto