Apresentação

Uma edição que cabe na palma da mão.

2+0+2+1=5

Num ápice chegámos à 5a edição, uma mão cheia de razões para pensar, numa programação que aponta neste ano para noções como liberdade, diversão, ecologia, família e arte!

É tempo de readaptação ao momento que vivemos, com a resiliência e a alegria necessárias. Por esta razão, o IndieJúnior Allianz – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, irá em primeiro lugar às escolas, durante os meses de Janeiro e Fevereiro, levando um mundo cheio de ideias e sonhos directamente à sala de aulas. Num segundo momento será a vez das famílias desfrutarem das sessões, já nas salas parceiras do festival, em data a anunciar, no regresso à ocupação dos espaços culturais da cidade.

Esta é uma quinta edição plena de novos filmes, parcerias frescas, e muitos jovens programadores. O programa do festival apresenta, entre outras propostas, uma competição que este ano integra 40 filmes, entre longas e curtas metragens, ficções, documentários e animações. Como já vem sendo hábito, alguns destes filmes foram escolhidos por crianças e jovens dos 6 aos 18 anos, de quatro escolas do Porto (Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis, Escola Secundária de Almeida Garrett, Colégio Luso-Francês e Osmope), no âmbito da iniciativa Eu Programo um Festival de Cinema, organizada em parceria com o Programa Paralelo do Teatro Rivoli. Em 2021, a actividade conta com parcerias renovadas: o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e a Escola Profissional do Centro Juvenil de Campanhã.

E relembramos que os nossos espectadores mais novinhos, os bebés, poderão ir ao Cinema de Colo num segundo momento do festival, em sala e com uma nova cenografia adaptada aos tempos de pandemia que vivemos, numa colaboração criativa com a ESMAE e os seus professores e alunos. As salas parceiras que irão acolher as sessões públicas de todas as secções do festival serão anunciadas brevemente. Contaremos ainda com a companhia de Manuela Azevedo, na secção O Meu Primeiro Filme, que irá partilhar por que razão ver O Estranho Mundo de Jack foi tão marcante para si.

Em data a anunciar, apresentaremos ainda um Cine-concerto mesmo à maneira, sonoridades animadas a combinarem com a loucura das cinco obras-primas escolhidas para o programa, que também são um mergulho na história do cinema, pelas mãos de realizadoras e realizadores pioneiros nas suas épocas. A música ao vivo fica a cargo de José Valente, um dos compositores e violetistas mais inovadores da sua geração, que tem desenvolvido uma intensa actividade musical definida pela irreverência, contemporaneidade e virtuosismo da sua forma de tocar e compor. Ao explorar os limites do seu instrumento através da simbiose de diversos estilos musicais, raramente associados ao repertório tradicional para viola, Valente cria uma voz musical única. Uma manhã de música e cinema numa conjunção ímpar e irrepetível.

Assim, abrimos o apetite já em Janeiro, com um programa para escolas que vai ter com a comunidade cinéfila de todas as idades e mais para a frente marcamos encontro nas salas da cidade para vermos os filmes no grande ecrã!

Todas as informações serão actualizadas cá no site.

Até breve!

IndieJúnior Allianz