Arriscar é Preciso!

Nesta sessão composta por sete filmes és levado até um Domingo no mundo visto pelo olhar de uma criança. De seguida ficarás a conhecer o Ned e o Mishka, que acumularam demasiados pratos sujos em casa: há vontade de comer mas não há vontade de lavar… O melhor é arranjar alguém que seja A Máquina de Lavar Louça. A Mergulhadora, cansada de dar tantos mergulhos decide visitar um massagista. Depois viaja até uma praia onde duas crianças brincam e descobrem um sentimento que durará Para Sempre. Em Os Olhos da Minha Mãe irás assistir a uma bonita homenagem à mãe de uma menina. N’O Último dia de Outono, os animais da floresta preparam a grande corrida anual, antes de hibernarem. No final da sessão põe o cinto de segurança e entra no lendário Eléctrico 28 com um casal de turistas recém-casado. O que irá acontecer quando os travões se soltarem?

COMPRAR BILHETES

Filmes

Domingo / Dimanche, Patrick Doyon, Canadá, anim., 2012, 10’ (Imagem principal)
Este curta de animação nomeada para os óscares é um conto mágico sobre a vida, pelos olhos de uma criança. De acordo com a tradição dominical, depois da missa, uma família reúne-se na casa da avó e do avô, onde uma discussão caótica se assemelha a uma reunião estridente de corvos nos fios de electricidade. Neste domingo cinzento em particular, um menino manda uma moeda para os carris do comboio, por puro tédio. Ao pegar na moeda depois do comboio ter passado por cima dela ele descobre, para seu espanto, que se deu uma transformação incrível.

A Máquina de Lavar Louça / The Dish Washer, Katerina Karhankova/Alexandra Majova, República Checa, anim., 2019, 7’
Os pratos sujos amontoaram-se na casa dos ursos Ned e Mishka, mas eles não têm vontade de arrumar. Como estão com fome, Ned lembra-se de telefonar ao guaxinim: para ele, lavar a louça não deve ser um problema.

A Mergulhadora / La Plongeuse, Iulia Voitova, França, anim., 2018, 4’

Uma mergulhadora profissional passa por um regime de treino intensivo marcado pelos implacáveis sopros do apito do seu treinador. Completamente exausta, ela recusa mergulhar novamente e decide visitar um massagista.

Para Sempre / Bythos, Denis Ripamonti/Maria Noemi Grandi, Itália, anim., 2019, 5’

Bythos, o deus das profundezas do mar. Bythos, o escuro abismo. O vento sopra suavemente à beira-mar. Um corvo desajeitado pousa numa cabana na praia, enquanto um cauteloso caranguejo eremita corre na areia. Perto deles, um casal de velhotes aproveita o sol da tarde. A paz é interrompida apenas por duas crianças que brincam com uma bola. A queda repentina da bola no mar transforma a atmosfera de harmonia bucólica numa experiência palingenética, sonhadora pelo olhar, mas com a real consistência de uma verdade profunda.

Os Olhos da Minha Mãe / My Mother’s Eyes, Jenny Wright, Reino Unido, anim., 2018, 5’

Uma história sobre maternidade e tristeza no mundo difuso da memória infantil.

O Último dia de Outono / Le dernier jour d’automne, Marjolaine Perreten, Suíça/Bélgica/França, anim., 2019, 7’

Os animais da floresta andam a recolher partes de bicicletas abandonadas, com o objectivo de construir veículos adaptados ao seu tamanho. É que a grande corrida está ao virar da esquina!

Eléctrico 28 / O28, Otalia Caussé/Geoffroy Collin/Louise Grardel/Antoine Marchand/Robin Merle/Fabien Meyran, França, anim., 2019, 5’

Em Lisboa, um casal alemão está prestes a subir a bordo do lendário eléctrico nº28, mas como se reage quando os travões se soltam e nos levam para uma corrida vertiginosa… com um bebé a bordo.

COMPRAR BILHETES

Sessões