Do Campo à Cidade

Um elefante arruma um ginásio vazio em Guardas do Ginásio e sonha ser um campeão. Uma rapariga ambiciona ser astronauta: será preciso tempo, empenho e ainda Um Pequeno Passo. Através da animação Coisas que Podemos Fazer com Braços Extensíveis vais descobrir um mundo novo ao teu alcance. Ainda nesta sessão vais conhecer Tom, que passa as Férias de Verão em Blieschow e Violette, uma menina órfã que se vê obrigada a ficar com o seu tio que vive e trabalha no Palácio de Versalhes. A minha vida em Versalhes mostra como com tempo e amor é possível encontrar novos laços de afecto para superar as perdas da vida.

Esta sessão foi programada pelos alunos do 5.º ano do 2.º Ciclo da Escola Carolina Michaelis, no âmbito da actividade educativa “Eu Programo um Festival de Cinema” em parceria com o Programa Paralelo do Teatro Rivoli.

Alunos do “Eu Programo um Festival de Cinema” marcam presença nesta sessão.

Esta sessão faz parte apenas da programação Escolas, portanto não tem bilhetes à venda.

Filmes: 

Guardas do Ginásio / ATHLETICUS: Gardien de gymnase, Nicolas Deveaux, França, anim., 2019, 2’ (Imagem principal)
Um elefante arruma um ginásio vazio. Mas secretamente sonha ser um campeão de basquete.

Um Pequeno Passo / One Small Step, Andrew Chesworth/ Bobby Pontillas, EUA, anim., 2018, 7’

O que é preciso para alcançar o que sonhamos? Uma jovem ambiciosa esforça-se para realizar a aspiração que tem de se tornar astronauta com o apoio do seu humilde pai.

Coisas que Podemos Fazer com Braços Extensíveis / Things You Can Do With Extendable Arms, Luca Paulli, Reino Unido/Itália, anim., 2018, 2’

O que farias se existisse um comprimido que estica os braços? Um novo mundo ao teu alcance.

Férias de Verão / Blieschow, Christoph Sarow, Alemanha, anim., 2019, 10’

Vastas planícies, cenários coloridos, um cão vermelho, que parece alcançar o céu. É assim que Tom passa o verão em Blieschow, a quinta do avô. Ele sente-se dominado pela exuberância da natureza e está em constante competição com o primo, que aparentemente é melhor em tudo.

A minha vida em Versalhes / My Life in Versailles, Clémence Madeleine Perdrillat, França, anim., 2019, 28’

Violette é uma menina parisiense de oito anos apaixonada pelo antigo Egipto, mousse de chocolate e a sua melhor amiga do jardim de infância, Malcolm. Uma noite em novembro, Violette perde os seus pais. A partir de agora, Violette terá de viver com o seu tio Régis, que trabalha no Palácio de Versalhes. Então começa uma difícil coabitação, porque Violette quer voltar para casa e foge muitas vezes… Na agitação do castelo do Rei Sol, a menina teimosa e o urso acabam por se domar e viver juntos o luto.

Sessões