Apresentação

O espaço sideral, os países exóticos ou a vida animal são algumas das viagens que estarão disponíveis para toda a família no regresso da quarta edição do IndieJúnior Allianz, o festival de cinema infantil e juvenil que terá lugar no Porto entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro. Do foco na animação canadiana com uma retrospectiva sobre o trabalho de Norman McLaren, das primeiras sessões de cinema com pais no regresso do Cinema de Colo, até às sessões especiais a bordo do carro eléctrico, são vários os desafios para descobrir e acompanhar na edição 2020 do maior festival de cinema dedicado aos mais novos a norte do país. E porque os caminhos do IndieJúnior Allianz se fazem também na discussão dos temas que marcam o crescimento, este ano há atenção particular ao ambiente, ao cuidado com os animais e à sexualidade, temas presentes não só na programação de filmes, mas também nas oficinas, debates e actividades paralelas.

Destaque este ano para a competição internacional de longas metragens, reforçada com a apresentação de três filmes que, em diferentes linguagens, trazem novas histórias e propostas visuais que possam ser uma divertida alternativa ao circuito audiovisual comercial. Começar pela história de vida de Marona (A Extraordinária Viagem de Marona), uma cadela que cresceu entre os amores e desamores dos humanos em Paris. Também centrada no mundo animal, Jacob, Mimmi e os Cães Falantes acompanha a luta de dois primos pela manutenção do parque local, enquanto Uma Colónia, retrata as subtilezas das relações sociais entre jovens, contando a história de um grupo de adolescentes e da sua procura por um sítio onde podem, simplesmente, ser eles próprios. Ainda no capítulo das longas metragens, recuperação para o grande ecrã dos clássicos A Quimera do Ouro, E.T. – O Extraterrestre e O Clube dos Poetas Mortos, na secção O Meu Primeiro Filme, e de O Barco, de Buster Keaton, a ser musicado ao vivo por Susana Santos Silva, membro da Associação Porta-Jazz, um músico convidado e alunos da escola ESMAE, na sessão cerimónia de encerramento do festival.

No programa especial de sessões dedicadas a toda a família, Arriscar é Preciso!, a sábado dia 1 de fevereiro no Rivoli, com uma sessão de curtas metragens, onde se propõe uma ida à floresta de neve, um longo dia numa praia cheia de gente e uma lição de bicicleta. No mesmo dia, pela tarde, A Nossa Família é vista sobre todos os prismas, numa sessão que de curtas metragens que olha as particularidades de diferentes seios familiares. E porque ir ao cinema é colocar Todos a Bordo, no dia 2 de fevereiro, domingo, cabem todos numa sessão de cinema que conta com astronautas, animais a despedirem-se do outono ou uma mergulhadora que nos leva ao mais profundo dos mares.

Comprometido com o trabalho que iniciou com as escolas nas suas últimas edições, o IndieJúnior Allianz volta a integrar sessões de cinema programadas por alunos portuenses, no regresso do ciclo Eu Programo um Festival de Cinema. Também realizada em parceria com as instituições de ensino, inaugura durante o festival a exposição, Ecos de Viagem, com  trabalhos plásticos de alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo da OSMOPE, inspirados nas imagens e mensagens do programa de curtas metragens Ser Pequenino + 3 anos.

Nas actividades paralelas, o programa deste ano propõe oficinas para confecção de chocolate, construção de brinquedos, animação e desenho. Dia 30 janeiro, às 18h30, a Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto recebe um debate em torno do tema O desafio de falar sobre sexo com os mais novos, com participação de Ana Rocha, Pedro Fernandes e Filipa Bizarro e moderação a cargo de Graça Lacerda. A partir de Preliminares, de Anne van Campenhout, um documentário divertido e descomplicado sobre como é feita a educação sexual numa escola da Holanda, será lançada uma conversa com a intenção de chegar a respostas que contribuam para uma melhor relação com a educação sexual, entre pais e filhos, escola e alunos.

O IndieJúnior Allianz – Festival de Cinema Infanto-juvenil estará de regresso ao Porto entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro de 2020, com seis dias de cinema, oficinas, conversas e outros eventos para famílias e escolas. Os bilhetes já estão disponíveis para compras através da rede da BOL (www.bol.pt). As sessões especiais de cinema no Meuseu do Carro Eléctrico já se encontram esgotadas.

IndieJúnior Porto