Marona: Uma lição de vida e de amor pelos olhos de uma cadela

Prepara-te! A história da cadelinha Marona promete emocionar pais e filhos no próximo sábado (e mais ainda os amantes dos cães e animais). A Extraordinária Viagem de Marona, longa metragem parte da competição internacional, conta a história de Marona, especialmente no fim dos seus dias de cadela, quando reflecte sobre aqueles que amou incondicionalmente ao longo da sua vida. Dos seus dias de cachorrinha até ao seu último suspiro, a vida de Marona é uma lição de amor.

Nas palavras de Peter Debruge, da Variety (lê AQUI a notícia original)…

“Todo mundo devia ter o direito de amar e ter um osso.” Essa é apenas uma das muitas idéias caninas apresentadas pelo filme, uma visão expressionista deslumbrante do mundo através dos olhos de uma cadela que não quer nada além desses dois confortos . Na verdade, a narradora despretensiosa (Lizzie Brochere) – que se parece com a versão em preto e branco do “Blue Dog” do pintor George Rodrigues – também apreciaria se seus vários proprietários pudessem decidir como chamá-la, de preferência um nome que não mais alguém tem. Dado o título, esse talvez seja o único detalhe que o público pode antecipar na oferta inesperada da animadora romena Anca Damian, que oferece prazeres para todas as idades, mas principalmente para os amantes de cães.

Para Damian, o set de Paris “Marona” (que existe nas versões em francês e romeno) marca uma partida significativa em tom e estilo de seu trabalho anterior, mais notavelmente “Crulic – The Path to Beyond”, com sua paleta sombria e história relativamente deprimente (sobre um homem romeno que morreu em greve de fome numa prisão polonesa). Cativante nos olhos em seu design, às vezes arrepiante em sua execução, “Marona” se sente vibrante e otimista, mesmo em momentos de melancolia – como mergulhar no caderno de desenho de uma criança artista e assistir as ilustrações ganharem vida ao redor. Se fosse uma pintura, poderíamos classificá-la como “primitivismo”, embora a abordagem pseudo-ingênua (uma colaboração com o artista belga Brecht Evens, a quem Damian se alistou para trabalhar em seu primeiro projecto de animação) funcione perfeitamente com esse protagonista. Marona vê as coisas de maneira diferente das pessoas, e o filme reflecte isto.

Sábado, dia 1 de Fevereiro, às 21h15 no Grande Auditório do Teatro Rivoli.

COMPRAR BILHETES

Assiste o trailer que vais saber do que estamos todos a falar: