Regulamento

As inscrições de filmes para o IndieJúnior Allianz estão encerradas.

Preâmbulo

O IndieJúnior Allianz – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto realiza-se de 29 de Janeiro a 3 de Fevereiro de 2019. Um festival de cinema destinado a crianças e jovens, com programas segmentados para famílias e escolas.

Fazem parte da programação filmes de animação, ficção e documentário integrados numa programação criteriosa, tendo em conta o público a que se destina: +3 anos, +6 anos, +10 anos, +13 anos e +15 anos e no caso das escolas: pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos e secundário.

Artigo 1.º
(Objectivo)

O IndieJúnior Allianz pretende estimular a exibição pública de filmes que não são distribuídos nem exibidos nos circuitos tradicionais de cinema em Portugal. O festival dá preferência a filmes que não tenham tido apresentações prévias em Portugal. Os filmes são escolhidos criteriosamente de modo a corresponderem aos interesses, problemáticas e inspirações de cada faixa etária com o objectivo de estabelecer uma relação de comunicação entre obra e espectador, deixando espaço para o debate e reflexão na escola, em casa e na vida.

Artigo 2.º
(Data)

O 3.º IndieJúnior Allianz decorre de 29 de Janeiro a 3 de Fevereiro de 2019.

Artigo 3.º
(Como concorrer)

1. Podem concorrer à Competição Internacional do IndieJúnior Allianz, todos os filmes que se encontrem nas seguintes condições:
– Curtas (até 59 minutos) ou longas metragens (a partir de 60 minutos) de ficção, animação, documentários ou filmes experimentais;
– Produzidos em 2016, 2017 ou 2018;
2. O festival pode decidir, excepcionalmente, seleccionar filmes que não sigam algumas destas condições.

Artigo 4.º
(Legendagem)

1. Os filmes inscritos deverão ter uma cópia de visionamento legendada em inglês (quando forem de língua não inglesa).
2. Os filmes seleccionados deverão ter uma cópia de exibição legendada em inglês (quando forem de língua não inglesa).

Artigo 5.º
(Júris e Prémios)

1. Os júris do festival são:
a) júri infanto-juvenil que atribui o Prémio Escolas para Melhor Filme
b) júri composto por profissionais da área que atribui o Grande Prémio IndieJúnior Allianz
c) júri do Público que irá atribuir o Prémio do Público
2. Os júris poderão ainda atribuir menções honrosas, quando as mesmas se justificarem.
3. Não poderão integrar os júris pessoas que tenham interesses directos na produção e/ou exploração dos filmes apresentados nas respectivas competições.

Artigo 6.º
(Inscrição)

1. A inscrição será feita online em www.indiejunior.com/submissions até 15 de Outubro de 2018.
2. Os links e passwords para os filmes têm de se manter activos até 1 de Janeiro de 2019. Se tal não acontecer, o filme em questão poderá não ser considerado. No caso de ter enviado um link de visionamento online e o filme for selecionado precisaremos do ficheiro para download, para a imprensa e arquivo do IndieJúnior Allianz.
3. Caso aplicável indique por favor se a apresentação é uma versão de trabalho.
4. Caso o filme seja seleccionado, deverá enviar para IndieJúnior Allianz – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, Casa do Cinema, Rua da Rosa, 277, 2.º, Sala 1.4, 1200–385 Lisboa, Portugal, os seguintes elementos:
– Imediatamente após a comunicação da selecção: lista de diálogos, fotos do filme e do realizador, fichas técnicas e artísticas, autorização de exibição, trailer e EPK (electronic press kit);
– Até 1 de Janeiro de 2019 (p/exibição): Cópia do filme seleccionado legendado em inglês (no formato de exibição pedido), ficha com as especificações técnicas da cópia de exibição, cartazes, postais e demais materiais promocionais do filme.

Artigo 7.º
(Pagamento da inscrição)

1. No acto de inscrição, deverá proceder-se ao seu pagamento:
curtas metragens: 5 euros
longas metragens: 10 euros
2. Os filmes portugueses (curtas e longas metragens) estarão isentos de pagamento, devendo, para o efeito, preencher o formulário específico.
3. O custo aplica-se a cada filme inscrito.

Artigo 8.º
(Selecção)

1. A selecção oficial será anunciada a todos os candidatos até um mês antes do início do festival. Após a comunicação da selecção e até à sua passagem no festival, os filmes seleccionados não poderão ter qualquer outra exibição pública em território português.
2. Após aceitação da selecção para qualquer secção do IndieJúnior Allianz, o filme em questão não poderá ser retirado do programa.
3. As candidaturas não seleccionadas receberão uma comunicação até um mês antes do festival.

Artigo 9.º
(Estada do filme)

Todos os filmes exibidos deverão permanecer no festival até ao seu fim, só se procedendo à sua devolução após o encerramento do festival e, nalguns casos, consoante autorização, até um mês depois do encerramento do festival.

Artigo 10.º
(Transportes)

1. Os gastos de envio do dvd para selecção correrão por conta do participante que inscreve o filme, assim como a eventual devolução desses mesmos materiais.
2. O IndieJúnior responsabiliza-se pelos custos de transporte de importação e exportação das cópias de exibição, bem como dos seus seguros. Caso o filme seja exportado para outro festival, só é responsabilidade do IndieJúnior Allianz o pagamento da importação do filme, como é uso internacional entre festivais.

Artigo 11.º
(Seguros)

O festival garante o seguro de todos os filmes desde o momento da recepção até à sua devolução.

Artigo 12.º
(Publicidade)

O produtor (e/ou detentor dos direitos de exibição do filme em festivais) que tenha recebido prémio(s) neste festival compromete-se a mencionar o IndieJúnior Allianz e utilizar o seu logo em toda a publicidade e material de imprensa/promocional que seja produzido posteriormente à atribuição do prémio ao filme.

Artigo 13.º
(Aceitação)

A participação no festival pressupõe conhecimento e a aceitação de todo o conteúdo do presente regulamento.

Artigo 14.º
(Extensões)

Caso o filme seja premiado poderá integrar uma extensão do festival nos quatro meses após o evento. Caso não autorize que o filme integre a extensão deve enviar um email para program@indiejunior.com até 15 de Outubro de 2018.

Artigo 15.º
(Casos omissos)

A direcção do festival decidirá sobre todas as matérias não constantes do presente regulamento, de acordo com as regras internacionais dos festivais de cinema.