Sobre

Nesta terceira edição, o IndieJúnior Allianz Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto regressa ao Teatro Rivoli e à Biblioteca Municipal Almeida Garrett, e pela primeira vez na Casa das Artes e na Reitoria da Universidade do Porto, durante seis dias, para apresentar o cinema infantil e juvenil mais criativo e original que se faz pelo mundo fora.

Esta edição tem como tema o lugar, um conceito que remete para a infância e juventude e que pretende levar-nos a derivações como o lugar do cinema, ocupar um lugar, o lugar da brincadeira, o lugar da imaginação, o meu lugar no mundo, etc., mas também ao acontecimento que é o IndieJúnior Allianz, que tem lugar, que ocupa, com uma programação de cinema que dá acesso, que é inclusiva, que espelha a actualidade e o mundo.

O festival integra uma competição internacional de longas e curtas metragens, com cerca de 50 filmes recentes (ficções, documentários, animações), quase todos inéditos no nosso país, e que são avaliados por três júris (oficial, escolas e público) que atribuem o palmarés do festival. Vários dos filmes a concurso são seleccionados por alunos de escolas da cidade (do pré-escolar ao secundário), que fazem parte da iniciativa “Eu programo um festival de cinema!”, organizada em parceria com o Programa Paralelo do Teatro Municipal do Porto. Porque no festival também há lugar para clássicos, mantemos a secção “O meu primeiro filme”, contando com três convidados da cidade do Porto para escolher um filme importante da sua infância.

Entre os dias 29 de Janeiro e 3 de Fevereiro de 2019, o IndieJúnior Allianz será uma grande festa do cinema, um mundo projectado no grande ecrã onde cabem todas as ideias e sonhos. Venham ver!

Missão
O IndieJúnior Allianz tem como missão oferecer ao seu público-alvo a oportunidade de ver filmes (curtas e longas, animação, documentário e ficção) que não atingem os canais regulares de distribuição, permitindo o encontro com novas formas de ver e pensar o mundo que o cinema de autor proporciona. O festival pretende ainda estimular a produção nacional de filmes para a infância e criar um ambiente enriquecedor para os seus participantes, tanto nas contínuas exibições do festival como nas actividades paralelas que realiza.