Sobre

Dedicado a crianças, jovens e famílias, o IndieJúnior Allianz alcançou, na sua primeira edição, mais de cinco mil espectadores, o que demonstra bem a sua vitalidade e o interesse com que foi recebido pelo público do Porto.

Nesta segunda edição, o IndieJúnior Allianz regressa ao Teatro Rivoli, ao Cinema Trindade e à Biblioteca Municipal Almeida Garrett, durante seis dias, para apresentar o cinema infantil e juvenil mais criativo e original que se faz pelo mundo fora.

O festival volta a integrar uma competição internacional de longas e curtas metragens, com cerca de 50 filmes recentes (ficções, documentários, animações), quase todos inéditos no nosso país, e que serão avaliados pelos três júris (Oficial, Escolas e Público) que atribuem o palmarés do festival. Vários dos filmes a concurso foram este ano seleccionados por alunos de escolas da cidade (do Pré-Escolar ao Secundário),  que fizeram parte de uma nova iniciativa “Eu Programo um Festival de Cinema!”, organizada em parceria com o Programa Paralelo do Teatro Municipal do Porto.

Regressa também a secção “O Meu Primeiro Filme”, desta vez com três clássicos do cinema escolhidos por três músicos de renome. Ana Deus, Carlos Tê e Rui Reininho apresentam os filmes com que na infância o cinema entrou nas suas vidas, respectivamente, Alice no País das Maravilhas, Os Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras e Viagem ao Centro da Terra.

O festival dá ainda a possibilidade aos seus jovens espectadores de participarem em múltiplas oficinas relacionadas com o universo do cinema e em actividades paralelas associadas à sua variada programação. Conversas com os realizadores, uma exposição, um debate sobre questões de género, e até um baile no foyer do Rivoli, fazem parte das proposta desta edição do festival.

Entre os dias 30 de Janeiro e 4 de Fevereiro, o IndieJúnior Allianz vai ser uma grande festa do cinema, um mundo projectado no grande ecrã onde cabem todas as ideias e sonhos. Venham ver!