As oficinas para famílias deste fim-de-semana (ESGOTADAS)

OFICINAS ESGOTADAS

Chegou o fim-de-semana e neste sábado e domingo chega a vez de abrir as portas das oficinas para as famílias 🙂 A participação é grátis.

Oficina Novo Normal (+4) | 45′ (ESGOTADA)

Sáb. 29 Jan, 10h30 – Galeria da Biodiversidade, Centro de Ciência Viva
Sáb. 29 Jan, 11h30 – Galeria da Biodiversidade, Centro de Ciência Viva

Se há lição que podemos tirar da vida na Terra é que o normal não existe. Por exemplo, quando pensamos num inseto talvez nos lembremos imediatamente de formigas ou escaravelhos ou até abelhas. Mas borboletas, crisopas e louva-deus são também insetos. Haverá então um inseto normal? Partindo do grupo animal mais diverso do planeta – o dos insetos – vamos desconstruir a ideia do que é ou não normal. E celebrar todo o espectro da diversidade da vida, reconhecendo tanto o seu valor intrínseco como as relações estabelecidas entre as espécies nos diferentes ecossistemas.

Entrada Livre mediante inscrição prévia através do e-mail [email protected] • Lotação limitada

Oficina Quero Animar! (7-12 anos) | 90′ (ESGOTADA)

Sáb. 29 Jan, 15h00 – Casa das Artes

Já alguma vez te perguntaste: mas afinal como é que são feitos os 7-12 desenhos animados? Nesta actividade, vais dar os teus primeiros passos no mundo mágico da animação 2D! Vais animar a sério e aprender um dos exercícios que qualquer animador aprende – a bola saltitona. Nesta oficina, vais descobrir como podes fazer as tuas animações com um pequeno flipbook e tudo o que vamos precisar
é de papel, lápis de cor e de pequenos animadores prontos a dar os primeiros passos nesta viagem!

Nada se Perde, de Leonor Faria Henriques, é um filme que pode ser visto na sessão Cores da Natureza (+3 / Pré-Escolar).

 

Oficina Meia Dúzia de Ovos – Uma Produção Independente (+6) | 150′ (ESGOTADA)

Dom. 30 Jan, 10h00 – Galeria da Biodiversidade, Centro de Ciência Viva
Dom. 30 Jan, 15h30 – Galeria da Biodiversidade, Centro de Ciência Viva

Na Galeria da Biodiversidade podemos contemplar centenas de ovos, com diferentes formas, cores e tamanhos. Usando a imaginação, podemos ver sair daqueles ovos uma diversidade ainda maior de animais. De tanta bicharada, escolhemos meia dúzia de animais – e meia dúzia de ovos.

Nesta atividade, convidamos cada participante a olhar mais detalhadamente para estes ovos, e contar a sua história. Através de técnicas simples, que nos remetem para mecanismos de perceção ligados à experiência do cinema, o objetivo será criar objetos analógicos (flipbooks) e digitais (GIF) que comuniquem ideias relacionadas com a biodiversidade.

Entrada Livre mediante inscrição prévia através do e-mail [email protected] • Lotação limitada