IndieJúnior Allianz 2019 programa, pela primeira vez, cinema para bebés

É um das grandes novidades da edição 2019 do IndieJúnior Allianz. No total serão 6 as sessões de cinema de colo, destinadas à criação de momentos de proximidade entre os bebés e as suas famílias. A terem lugar no fim-de-semana que encerra o festival, as sessões terão uma duração máxima de 25 minutos, sendo compostas pela projecção de vários filmes curtos em ambiente imersivo e confortável, todos sobre os amigos preferidos dos bebés – os animais. Histórias cheias de cores e sons estimulantes, com projecções surpreendentes, num espaço que permite que a criança possa reagir e mover-se em segurança. Uma primeira vez que será uma inesquecível descoberta conjunta de pais e filhos da magia da sala de cinema.

As sessões de Cinema de Colo acontecerão no Pequeno Auditório do Teatro Rivoli, nos dias 2 e 3 de Fevereiro, pelas 10h30, 11h15 e 12h00. A entrada é livre e limitada à lotação da sala.

A cenografia do Pequeno Auditório estará a cargo de Marta Silva e Inês Costa, a quem propusemos transformar o palco num lugar acolhedor e confortável, no qual os bebés podem explorar o espaço e usufruir das primeiras imagens vistas num grande ecrã juntamente com os pais. Pretende-se criar um ambiente imersivo, onde o cinema seja enquadrado como uma experiência que estimule os sentidos das crianças entre os 0 e os 3 anos. As luzes, o som, as texturas, as formas e cores serão, assim, usadas para explorar as sensações.

Cenógrafa e professora desta mesma área na ESMAE, Marta Silva já trabalhou com diversas companhias, produtoras nacionais, teatros internacionais, criando cenografias e/ou figurinos para Teatro e Ópera, encenadas por nomes como Ana Tamen, António Feio, António Durães, Alexei Chipenko, Alfredo Martins, Alvaro Correia, Denis Bernard, Catarina Costa e Silva, José Caldas, Marcelo Lafontana e Rui Madeira. Atualmente é professora de cenografia e coordenadora da área de cenografia na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do IPP, onde começou em 2002.