O EUmar e a visita dos alunos ao ANIM

Em 2023, o IndieJúnior Porto está de mudança para o Batalha Centro de Cinema e o tema da edição vai ser o mar, e não é a toa. Este ano, o projecto FILMar, operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e com o apoio do programa EEAGrants 2020-2024, vai ter um papel de destaque em vários aspectos do festival.

O FILMar tem vindo a promover, desde 2020, a redescoberta e reinscrição de a títulos dos mais diferentes géneros, exemplificativos do modo como o mar foi estruturante para a história do cinema produzido em Portugal. Para além de sessões de cinema e uma formação especial para professores, uma das actividades desenvolvida em conjunto será o EUmar, em que alunos da Escola Secundária Inês de Castro, de Vila Nova de Gaia estão a participar. A actividade arrancou na última quarta-feira, com uma visita ao ANIM – Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, departamento especializado da Cinemateca Portuguesa e onde fica o laboratório FILMar onde puderam contactar com o processo de preservação e digitalização de filmes sobre os quais trabalharão em contexto escolar de agora até ao festival.

A visita, que começou na parte da manhã com uma caminhada por todos os espaços guiada pelo investigador e responsável pelo projecto FILMar, Tiago Bartolomeu, terminou no fim da tarde, após assistirem alguns dos filmes restaurados que serão exibidos na próxima edição do festival.

As fotografias da visita estão disponíveis no Álbum do Facebook.