Oficinas e outras actividades

Apontando à diversidade e ecletismo do programa, o IndieJúnior Allianz 2019 contará com diversas actividades paralelas que, fora das salas de cinema promovem a descoberta da sétima arte. Da exposição O Meu Lugar Preferido, ao cine-concerto Mundo Animado, promovido em colaboração com a Casa da Música do Porto (Sexta e Sábado, 15 e 16 de Fevereiro), passando pelas conversas com os realizadores do festival haverá várias razões para que, entre 29 de Janeiro e 3 de Fevereiro, o festival se torne uma paragem divertida para as famílias. No plano das oficinas e workshops, destaque à parceria com a Casa da Arquitectura, com a criação de dois workshops que trabalham as ideias de lugar através relação entre o cinema e a arquitectura: A Cidade fora de Caixa (para escolas) e a A Cara das Casas (para famílias). A rádio terá também espaço no IndieJúnior Porto com a oficina Puzzle de Sons. Promovida pela Zig Zag a mesma tentará descobrir os caminhos que ligam a escuta e a imaginação. Fechar com a cine-oficina Fios, orientada pela bailarina Teresa Prima.

Com maior destaque, olhar a importância das redes sociais na vida actual dos adolescentes e jovens será o foco do debate Youtubers – do meu quarto para o mundo. Partindo do filme No Meu Quarto, de Ayelet Albenda, em exibição no festival, o debate que pretende pôr em reflexão a importância das redes sociais na vida de hoje, percebendo as vantagens e desvantagens das mesmas e a razão pela qual são tão apelativas.  A ter lugar na Biblioteca Municipal Almeida Garrett na quinta, dia 31 de Janeiro, pelas 18h30 a conversa juntará o radialista César Nóbrega, a Youtuber Inês Guimarães (MathGurl) e a psicóloga Lígia Ferros. A moderação será feita por Graça Lacerda, Coordenadora do Serviço de Educação e Mediação do Museu da Cidade na Câmara Municipal do Porto.

Consulta aqui a grelha de programação completa.

Para mais informações sobre a participação em cada uma das actividades ou oficinas, clica em cima dos nomes para aceder às respectivas páginas.