Vozes ao Alto!

Há Dias Assim aborda as rotinas que surgem na vida de uma jovem que vive numa grande metrópole. Beleza é um documentário sobre cinco crianças que lutam por viver autenticamente com aquilo que sentem ser a sua identidade. Na Hora do Treino, os flamingos descobrem as passadeiras, mas o hipopótamo quer calma! Diferenças retrata os pensamentos e sentimentos de uma mãe que tem um filho com, como dizem, deficiência mental. Neste filme vais conhecer os sentimentos ambivalentes desta mãe e a luta para o aceitar. Em Bicicleta com Asas Zahra, uma rapariga afegã de 12 anos refugiada na Noruega, quer concretizar um sonho, será que vai conseguir?

Esta sessão foi programada pelos alunos  do 7.º ano da EB 2, 3 de Vila D’Este, no âmbito da actividade educativa “Eu Programo um Festival de Cinema” em parceria com o Programa Paralelo do Teatro Rivoli.

Alunos do “Eu Programo um Festival de Cinema” marcam presença nesta sessão.

Esta sessão faz parte apenas da programação Escolas, portanto não tem bilhetes à venda.

Filmes: 

Há Dias Assim / Days like this, Inês Delicioso, Reino Unido/Portugal, anim., 2018, 4’ (Imagem principal)
“Há Dias Assim” é uma animação autobiográfica baseada nas rotinas que surgem quando se vive numa grande metrópole: feminismo, veganismo, capitalismo e solidão.

Beleza / Beauty, Christina Willings, Canadá, doc., 2017, 23’

Beleza explora a vida de cinco crianças não-binárias, cada uma envolvida de forma única em moldar a sua própria percepção do que significa ser totalmente humano. Seja lidando com agressores, explicando-se aos pais ou navegando nas águas desconhecidas das relações, Bex, Lili, Fox, Tru e Milo conversam sobre as suas experiências e lutam para viver com autenticidade.

Hora do Treino / ATHLETICUS: Salle d’entraînement, Nicolas Deveaux, França, anim., 2019, 2’

Os animados jovens flamingos descobrem as passadeiras. Mas o hipopótamo quer calma!

Diferenças / Iktamuli, Anne-Christine Plate, Alemanha, anim., 5’

O filme retrata os pensamentos e sentimentos de uma mãe que tem um filho com, como dizem, deficiência mental. Enquanto ela se move com ele no dia-a-dia, os seus sentimentos ambivalentes e a sua luta para o aceitar fazem-lhe frente.

Bicicleta com Asas / Bike Bird, Kari Klyve – Skaug/Odveig Klyve, Noruega, Ficção, 2018, 15’

Zahra, de 12 anos, é do Afeganistão e refugiou-se na Noruega. Ela tem um sonho, mas concretizá-lo é difícil.

Sessões