Apresentação

Uma edição que cabe na palma da mão.

2+0+2+1=5

Num ápice chegámos à 5a edição, uma mão cheia de razões para pensar, numa programação que aponta neste ano para noções como liberdade, diversão, ecologia, família e arte!

É tempo de readaptação ao momento que vivemos, com a resiliência e a alegria necessárias. Por esta razão, o IndieJúnior Allianz – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, irá em primeiro lugar às escolas, durante os meses de abril e maio, levando um mundo cheio de ideias e sonhos directamente à sala de aulas. Num segundo momento será a vez das famílias desfrutarem das sessões, na Casa das Artes, Maus Hábitos e Reitoria da Universidade do Porto, de 19 a 23 de maio, no regresso à ocupação dos espaços culturais da cidade.

Esta é uma quinta edição plena de novos filmes, parcerias frescas, e muitos jovens programadores. O programa do festival apresenta, entre outras propostas, uma competição que este ano integra 50 filmes, entre longas e curtas metragens, ficções, documentários e animações. Como já vem sendo hábito, alguns destes filmes foram escolhidos por crianças e jovens dos 6 aos 18 anos, de quatro escolas do Porto (Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis, Escola Secundária de Almeida Garrett, Colégio Luso-Francês e Osmope), no âmbito da iniciativa Eu Programo um Festival de Cinema, organizada em parceria com o Programa Paralelo do Teatro Rivoli. Em 2021, a actividade conta com parcerias renovadas: o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e a Escola Profissional do Centro Juvenil de Campanhã.

De 19 a 23 de maio temos encontro marcado nas salas da cidade para vermos filmes no grande ecrã, por enquanto, abrimos o apetite já em Abril, com um programa para escolas que vai ter com a comunidade cinéfila de todas as idades!

Até breve!

IndieJúnior Allianz