Warm-up IndieJúnior Porto de volta este fim-de-semana

O 7.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto regressa à cidade entre 23 e 29 de Janeiro de 2023. Numa edição que tem como tema central o Mar, o festival volta a propor uma vasta programação de cinema, oficinas e outras atividades destinadas a crianças, jovens e famílias.

A antecipar o festival terá lugar, já no próximo dia 14 de janeiro, uma sessão de warm-up, na Casa Comum, na Reitoria da Universidade do Porto. A sessão é indicada para toda a família (crianças a partir dos 3 anos de idade), é de acesso livre e arranca pelas 16h00. Ela reúne uma seleção de curtas metragens que integraram a edição passada – 2022 – do festival. Um aquecimento para os 7 dias especiais de festival que vem a seguir.

A sessão vai exibir 8 curtas metragens:

Pequeno boneco de neve/Little Snowman
Aleksey Pochivalov, Rússia, anim., 2020, 3′

Certa vez, desapareceram as cenouras todas de uma família de bonecos de neve. Mas, para um boneco de neve, o nariz de cenoura não é assim tão importante: a compaixão e a bondade são bem mais importantes.

Um Filme de m+m/a film by m + m
Matthew Yang, Megan McShane, EUA, anim., 2020, 2′

Dois feiticeiros amigos cruzam-se e navegam por uma terra fantástica.

A Teia dos Sonhos/Le fil des rêves
Camille Foirest, França, anim., 2020, 3′

Um javali bebé pensa ter encontrado numa aranha a causa dos seus pesadelos. Mas a mãe vai fazê-lo ver a magia que ela consegue tecer.

Uma Pedra no Sapato/Un caillou dans la chaussure
Eric Montchaud, França, anim., 2020, 12′

É uma escola em que a professora é uma coelha e os alunos são coelhos também. Infelizmente, o novo aluno é um sapo, que sente que não está onde pertence. Mas nada que uma nova amizade não cure.

Bombeiro/Pompier
Yulia Aronova, França, anim., 2020, 9′

É da sua torre de vigia que o nosso bombeiro inspecciona toda a cidade, procurando indícios que apontem para um qualquer potencial perigo. Apesar da sua dedicação, não há ameaças à vista. Contudo, há de chegar o dia em que encontra o seu verdadeiro propósito.

A Menina Parada
Joana Toste, Portugal, anim., 2021, 9′

Uma menina perde-se da mãe e recusa-se a sair do mesmo lugar. Um polícia impede todos os outros de a obrigarem a mexer-se. A menina parada e o polícia que a guarda param o trânsito e agitam os corações da cidade.

Marmelada/Marmalad
Radostina Neykova, Bulgária, anim., 2020, 5′

Por vezes, para se ser um herói, só é preciso voar.

Pai Bateria/Battery Daddy
Seung-bae Jeon, Coreia do Sul, anim., 2021, 6′

O Pai das Baterias toma conta de cada canto da casa, como brinquedos, comandos e fechaduras. Certo dia, vai de férias para um vale e uma chuvada repentina causa uma inundação.

Data: 14 de Janeiro
Horário: 16:00
Duração: 50′
Classificação Etária: +3 anos
Local: Casa Comum – Reitoria da U.Porto | Praça de Gomes Teixeira, 4099-002 Porto
Entrada: Livre | Lotação limitada por ordem de chegada

Até jááá! =)